top of page

(=Tábua dos mandamentos horários)

Para manter a sociedade em funcionamento foi criada a Tábua dos Mandamentos Horários, assim denominando um horário para cada momento do dia. Então há um horário para comer, caminhar na rua, dormir, e todos devem seguir, se não obedecerem algum vizinho pode contar aos Guardiões. 

Todos os cidadães têm a Tábua pendurada em suas paredes, e o matemático D-503 e ama observar a mesma, e em vários momentos da sua escrita agradece a existência das regras de horário dizendo que sem ela não seria possível a organização da civilização.

Porém a Tábua disponibiliza dois momentos de liberdade, um a tarde e antes de dormir, quando todos os cidadãos podem fazer o que quiserem, como atravessar correndo no meio da rua, nadar em uma direção contrária, ler algum livro de interesse particular ou até mesmo refletir sobre a vida, e era o que o D-503 fazia. 

Pensar em uma sociedade tão rígida e perceber que poucas horas são disponibilizados para fazer algo que sente vontade traz uma reflexão sobre a liberdade. Nós somos livres para fazermos tudo o que queremos, mas podemos interligar com a vida em sociedade. Todos têm horário para tudo. Essa ideia pode parecer absurda, mas reflete muito em nossa vida.

E você leitor, o que acha sobre? Você aguentaria viver em uma sociedade com horário para tudo? Será que há alguma ligação com a nossa sociedade?

bottom of page